Neste artigo, buscamos responder as dúvidas mais elementares sobre este material que há tanto tempo cativa o ser humano. O que é o Granito? Qual é sua origem? Como se extrai o Granito do ambiente e como posso aplicá-lo?

Saiba tudo sobre esse tipo de material aqui embaixo!

O que é Granito?

O nome Granito tem origem na palavra Granum, do latim, que significa grão. Sua história e utilização é longa.

Acredita-se que os primeiros a extraírem e utilizarem o material em suas construções foram os povos egípcios, vaidosos na questão estética. O material, por sua beleza, imponência e sofisticação, era frequentemente utilizado para a construção de túmulos faraônicos.

Também foi muito utilizado pelos Romanos na Idade Média, usado para grandes construções da época, como templos, igrejas e casas.

O Granito é uma rocha ígnea (magmática). Isso quer dizer que ele se forma no interior da crosta terrestre, resultado de um lento resfriamento e solidificação do magma.

Formado por um conjunto de minerais, os mais comuns encontrados em sua composição são o Quartzo (mineral incolor, de dureza 7), a Mica (mineral que confere brilho, de dureza 2 - 4) e o Feldspato (mineral responsável pela variedade de cores, de dureza 6). Também se encontram outros minerais acessórios frequentes, como biotita, moscovita, anfibólio e outros.

Características do Granito

Bancada Cozinha Granito MAGBAN

Como falado anteriormente, o Granito é uma rocha ígnea, cristalina, com alto teor de dureza por conta da sua composição mineralógica e uma ampla variedade de minerais, que podem ser vistos a olho nu. Por isso, é muito resistente aos efeitos e ações do tempo, assim como a manchas e a elementos químicos.

Sua coloração é variada, podendo assumir tons de cinza, marrom, vermelho, azul, verde e muitas outras, a depender das propriedades dos materiais presentes na composição e do grau de impurezas na rocha.

Não somente, o material possui baixo índice de absorção de líquidos, uma vez que tem baixa porosidade, o que prolonga sua vida. Somado à sua dureza, vemos o motivo de ser tão utilizada para a construção civil.

Como o Granito é Extraído?

Extração Granito Pedreira

O Brasil se encontra entre os países que mais exportam granito no mundo! Os materiais brasileiros são reconhecidos e importados em todo o planeta. O processo de extração do material é o seguinte.

Nas pedreiras, o Granito é extraído com ajuda de máquinas de fio diamantado, ainda perfazem o uso em algumas minas com a perfuratrizes e dinamite (explosivo). E logo após a derrubada das pranchas, faz-se o corte dos blocos de tamanhos padronizados.

Dessa forma, após um breve tratamento, o bloco já pode ser comercializado. Porém, também há a possibilidade de desdobra-los em chapas, submetendo o material a alguns processos que podem alterar sua aparência, como levigação, polimento e outros.

Aplicações do Granito

Por sua durabilidade e resistência, o Granito encontra diversos usos para a construção civil. É um material muito versátil.

Assim, encontra espaço nas cozinhas, nos banheiros, nas salas, nas alas externas, nos pisos… Ou seja, é um material que irá se encaixar no seu projeto como uma luva!

No último mês, as Pedras Naturais MAGBAN foram utilizadas para projetos em mostras de arquitetura. Confira aqui embaixo alguns exemplos de aplicação do Granito em ambientes distintos:

Granito Alpinus MAGBAN

Na exposição Janelas CASACOR, o material Alpinus foi utilizado para a bancada de cozinha, assim como revestimento de parede. O Granito traz elegância e unicidade para o ambiente, além de fazer o ambiente respirar com a cor mais clara e padrões intrincados.

Granito Avocatus MAGBAN

Ainda na Exposição Janelas CASACOR, vemos a aplicação de outro material completamente diferente, mas ainda um Granito, o Avocatus. Podemos perceber como existem cores, formas e padrões totalmente diferentes para o Granito, e como o material pode realçar coisas diferentes no ambiente.

Neste caso em específico, o material traz um verde intenso que conversa com o ambiente e enfatiza os hábitos saudáveis de alimentação.

Já que mostramos como materiais diferentes podem ser utilizados para compor uma mesma ideia (bancada de cozinha), por que não demonstramos o contrário: como o mesmo material pode ter aplicações diferentes?

Painéis Granito Avocatus MAGBAN

Na exposição Morar Mais 2020, no Rio de Janeiro, o ambiente projetado também faz uso do Avocatus, mas em situação diferente. Utilizado como revestimento na parede, suas cores conversam com todo o ambiente.

Além disso, o material, por si só, já traz beleza e elegância para o ambiente, funcionando como uma obra de arte. A diferença é que essa é feita pela própria natureza!

Bar e Balcão Granito Alpinus Super Crystal MAGBAN

E para finalizar, também mostrando ainda mais variedade a respeito das cores e formas que o Granito pode tomar, ficamos com essa foto do Alpinus Super Crystal, utilizado para formar o bar do projeto.

Com sua característica de translucidez, as possibilidades de compor seu ambiente aumentam ainda mais!