Hoje iremos falar tudo sobre esse material milenar que é o Mármore. Das grandes obras arquitetônicas às mais finas obras de arte, o Mármore é muito versátil e conhecido por sua beleza.

A Pietà, possivelmente a escultura mais famosa do mundo, foi esculpida em mármore.

Quer saber mais sobre o material? Continue aqui com a gente e aprenda tudo sobre o Mármore!

O que é Mármore: Definição e Características

Aplicação em banheiro do Mármore Mandala, que conta com cores e curvas únicas.

O Mármore é uma rocha metamórfica, ou seja, que surge a partir de uma transformação físico-química do material original por conta da temperatura e da pressão. Por isso, é mais comum encontrá-lo em regiões montanhosas e, principalmente, com atividade vulcânica.

No caso, o Mármore é proveniente do calcário, que, a partir de suas transformações, consegue atingir diversas cores e texturas. O mármore é facilmente reconhecido por seus belos “veios” que perpassam o material trazendo muita identidade e elegância, trazendo desenhos únicos.

Como o Mármore é Extraído?

O material é uma rocha extraída de jazidas com uso de fios diamantados, cargas explosivas e outros.

Assim, nas jazidas os materiais são desdobrados em formatos padronizados, em forma de blocos quadrados, estes os quais geralmente pesam entre 10 (dez) a 40 (quarenta) toneladas!

Os blocos já podem ser vendidos, mas também é possível serrar os blocos em formatos de chapa, que através do beneficiamento, podem receber vários tipos de acabamentos, tais como: polido, acetinado, escovado e flameado, antes de serem comercializados.

O mármore possui maior porosidade do que o Granito, porém no processo de beneficiamento do mármore é feita a aplicação de mantas (para translúcidos) e telas na parte posterior das chapas e o processo de resinagem, que vai selando possíveis fissuras e poros existentes no material.

Aplicações do Mármore

Como dito anteriormente, o mármore é um material muito versátil e variado. Com sua extensa gama de cores e padrões, é possível encontrar o material certo para o seu projeto!

Além das obras de arte, o Mármore geralmente é usado na construção civil. Mas também já fazem espessores, pias e banheiras esculpidas. Não só por conta de sua beleza, mas também por sua durabilidade e longevidade.

Geralmente, os mármores são recomendados para aplicações internas, podemos destacar paredes, banheiros e pisos de baixo tráfego.

Como exemplo, temos essa aplicação do material Arabescatus no balcão, que traz vivacidade e sofisticação para o ambiente.

Entretanto, isso não quer dizer que você deve usá-las apenas nessas áreas! Com formas e cores únicas, o mármore consegue se tornar protagonista de seu ambiente, compondo a decoração do seu espaço.

Na foto abaixo, vemos como o Mandala Black é usado como ornamento, trazendo muita elegância para a sala de estar e servindo, além de revestimento, como decoração do ambiente.


Como pudemos ver até aqui, o Mármore é um material que oferece muita diversidade, elegância, cores e padrões. Ou seja, é perfeito para você utilizar em seu próximo projeto. Confira os Produtos da MAGBAN e encontre o material perfeito para o seu ambiente!